Baixamar

Software livre e bibliotecas

O maior erro tecnológico do 2007 apoiado pelo governo galego

Posted by João Manuel Peres Lijó em Segunda-feira, 14 Abril, 2008

Microsoft apresentou no Palácio de Congressos de Santiago, o passado 8 de abril, a tradução ao galego do Windows Vista.

Na apresentação encontravam-se, entre outros, o Presidente da Junta, a Presidenta da Microsoft Espanha, a Directora Geral de Política Lingüística e o Vice-Presidente da Fundação Galega para a Sociedade do Conhecimento.

Esta Fundação é apoiada pela Conselharia da Presidência (PSOE), porém existe outro departamento da Junta, a Direcção Geral de P.I. e da Sociedade da Informação (da Conselharia de Indústria do BNG), parece ser que as duas para o mesmo fim. Ainda que no primeiro caso parece que se dedica a apoiar o software proprietário e a Direcção Geral da Sociedade da Informaçao aposta pelo software livre.

Esta contradição poderia não ter nenhuma importância se a Junta apoiasse publicamente qualquer tipo de software, ou como nesta caso, sistema operacional, se fosse algo bom e útil. Mas a escolha foi pelo fracasso tecnológico do ano 2007. O Windows Vista está sendo uma das maiores dores de cabeça da Microsoft, com múltiples falhos e com um consumo de recursos que obrigam aos usuários a mudar de máquina se querem que a coisa funcione.

É assim que o suporte para o Windows XP vai-se manter mais anos, e a venda do mesmo também, contudo já se rumoreja o salto a outro sistema operacional “novo” deixando de lado o Vista.

O projecto foi “ideia” da Microsoft que realizou a tradução do S.O. mas, qual vai ser a contrapartida? Sabemos que esta empresa nao dá pontada sem fio e talvez se “comprometa” para os anos próximos manter o seu poderio na administração autonómica assegurando assim a compra de novas licenças e continuar com o seu Office dominando os entornos de trabalho nos escritórios públicos.

E curiosamente vendem o detalhe como bom já que a tradução “beneficia” os galegos por estar na nossa língua (sic). A Directora da Microsoft fez o esforço, não sendo galega, de ler o seu comunicado em galego e o Vice-Presidente da Fundação para a Sociedade do Conhecimento, (galego?), fez o seu discurso em espanhol.

Toda uma declaração de intenções!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: