A Rede de Bibliotecas da Galiza cambiará a Software Livre
Posted by João Manuel Peres Lijó em Quinta-feira, 24 Abril, 2008
Reproduzo o artigo publicado com data de 24 de abril de 2008 por Mancomun.
Informa-se do Concurso público convocado pela Conselharia de Cultura para fornecer de computadores às bibliotecas.
Nas condições técnicas convoca-se a adquisição de 65 computadores para o trabalho interno da biblioteca no que se vai contar com o Sistema Operacional da Microsoft Windows XP (SP2) mas com o pacote de produtividade OpenOffice, descartando na convocatória o MSOffice.
Para os computadores de uso público aposta-se pelo S.O. Ubuntu, configurado para recuperar os parámetros iniciais em cada arranque e também com o OpenOffice como ferramenta de escritório. (Que se pode descarregar em “galego” desde o site de Mancomun).
Por certo que a Ubuntu sacou a sua última versão do S.O. o 21 de abril, a 8.04 LTS nas duas versões de escritório e servidor.
Pode-se experimentar a versão live deste sistema operacional que não requer instalação e permite experimentar com el sem mudar de sistema operacional. A última versão do LiveCD é a 7.10 que se pode descarregar desde aqui.
Sestércio said
Por aqui, a luta pelo software livre também é muito difícil.
O governo português continua a fazer negócios incríveis com o Microsoft e inunda as escolas com software proprietário quase sempre desnecessário.
Excelente blog, parabéns.
joamma said
Não é mole não…
Obrigado pelo seu comentário. Sei que a luta pelo SL em Portugal está ainda no seu alvor mas… gota a gota como diz no seu blog (ao que já di uma vista de olhos).
http://percuciente.wordpress.com/