Baixamar

Software livre e bibliotecas

Horizonte dos Sistemas de Gestão Bibliotecária ou LMS

Posted by João Manuel Peres Lijó em Quarta-feira, 30 Julho, 2008

Duas instituições do Reino Unido, a JISC (Joint Information Systems Committee) e a SCONUL (Society of College, National and University Libraries) promovem o relatório: An Evaluation and horizon scan of the current library management systems and related systems landscape for UK higher education. (Avaliação e horizonte dos actuais sistemas de gestão bibliotecária nas instituições de Educação Superior do Reino Unido).

O relatório, realizado em 2007, e publicado em abril de 2008, foi encarregado a três consultoras que realizaram um estudo de campo com inquéritos a bibliotecários e estudo dos sistemas de gestão utilizados nas bibliotecas das instituições de estudo superior.

O estudo analisa a “comodidade” com o uso dos LMS (ou ILS) instalados em cada instituição assim como a visão sobre o seu uso a curto praço e a demanda que os bibliotecários realizam sobre esses sistemas.

No resultado destaca que só 4 empresas cobrem perto do 90% do mercado de ILS nessas bibliotecas. Trata-se de: Ex Libris, Innovative (conhecido na Galiza pelo Millennium), SirsiDynix e Talis.

No estudo reflicte-se que no futuro não se prevê mudar de software já que todos eles mostram características similares. Da mesma maneira não se prevê a migração a sistemas baseados em software livre mentres as características sejam similares aos de sofware proprietário.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: