Horizonte dos Sistemas de Gestão Bibliotecária ou LMS
Posted by João Manuel Peres Lijó em Quarta-feira, 30 Julho, 2008
Duas instituições do Reino Unido, a JISC (Joint Information Systems Committee) e a SCONUL (Society of College, National and University Libraries) promovem o relatório: An Evaluation and horizon scan of the current library management systems and related systems landscape for UK higher education. (Avaliação e horizonte dos actuais sistemas de gestão bibliotecária nas instituições de Educação Superior do Reino Unido).
O relatório, realizado em 2007, e publicado em abril de 2008, foi encarregado a três consultoras que realizaram um estudo de campo com inquéritos a bibliotecários e estudo dos sistemas de gestão utilizados nas bibliotecas das instituições de estudo superior.
O estudo analisa a “comodidade” com o uso dos LMS (ou ILS) instalados em cada instituição assim como a visão sobre o seu uso a curto praço e a demanda que os bibliotecários realizam sobre esses sistemas.
No resultado destaca que só 4 empresas cobrem perto do 90% do mercado de ILS nessas bibliotecas. Trata-se de: Ex Libris, Innovative (conhecido na Galiza pelo Millennium), SirsiDynix e Talis.
No estudo reflicte-se que no futuro não se prevê mudar de software já que todos eles mostram características similares. Da mesma maneira não se prevê a migração a sistemas baseados em software livre mentres as características sejam similares aos de sofware proprietário.
Deixe uma Resposta