Baixamar

Software livre e bibliotecas

Inquérito sobre Sistemas Integrados de Bibliotecas: livre vs. proprietário

Posted by João Manuel Peres Lijó em Quarta-feira, 15 Outubro, 2008

Tese de Linda M. Riewe apresentada na Faculty of the School of Library and Information Science da Universidade Estatal de San José (Agosto de 2008).

Recolhe o inquérito realizado entre outubro de 2007 e janeiro de 2008 ao que responderam 113 bibliotecas que utilizam Koha, 119 que utilizam Evergreen, e 129 que utilizam software proprietário. O propósito do estudo é comparar os custes e benefícios dos ILS, e informar os bibliotecários ante a escolha de um software aberto ou um fechado.

Foram perguntados sobre os custos iniciais e anuais. O porquê da eleição do ILS, quem é o fornecedor, quem o hospeda e o serve…? O inquérito encontrou que o software aberto era melhor na relação de custes-benefícios que o proprietário. Ainda sendo as dificuldades dos bibliotecários com ILS livres maiores na instalação e com documentação incompleta, mostraram-se mais satisfeitos que os usuários de software proprietário.

2 Respostas to “Inquérito sobre Sistemas Integrados de Bibliotecas: livre vs. proprietário”

  1. […] 2.1OpenXava: AJAX para aplicaciones empresarialesPublicación de Trisquel 2.1 « Inquérito sobre Sistemas Integrados de Bibliotecas: livre vs. proprietário Docentes de Informação e Documentação pelo compromisso social […]

  2. […] of Catalogues (que desconhecia) e a tese de Linda Riewe: Integrated Library System Survey (já citado neste blogue). No primeiro estudo realiza-se uma análise entre seis catálogos diferentes, entre eles o […]

Deixe um comentário