Baixamar

Software livre e bibliotecas

Por quê necessitam software livre as bibliotecas?

Posted by João Manuel Peres Lijó em Segunda-feira, 15 Dezembro, 2008

Open source is here. It’s growing.

You can be a part of it.

Queria reunir aqui alguns dos textos “justificando” o uso deste tipo de software para a gestão de bibliotecas que utilizei para o curso de SL realizado o passado 25 de Outubro.

Tenho que reflexionar, ao igual que fixem durante o curso, que a justificação não é diferente que para outro tipo de serviços. É por isso que não existe muita literatura sobre este tema ainda que há muitos profissionais trabalhando sobre ele.

Um dos artigos é o publicado por Dan Chudnov no site da OSS4Lib (Open Source System for Libraries): Open Source Library Systems: Getting Started, o artigo reflexiona sobre o SL em geral mas não especifica nada “novo” para o uso específico de SL para os ILS nas bibliotecas. Sim incide no peso da comunidade “profissional” para o desenvolver frente aos sistemas proprietários alheios ao serviço.

O artigo da Liblime: Why your library need open software, apresenta uma visão muito optimista fruto do seu próprio interesse como empresa (e do seu ILS Koha). Mas o artigo não deixa de ter interesse.

É importante a bibliografia organziada por Brenda Chawner: Open source software and libraries bibliography (2002-2006), é um referente nos estudos deste tema, mas na atualidade ficou um bocadinho desatualizada e mistura informação sobre o software livre e à sua aplicações nas bibliotecas como a informação sobre aplicativos.

O artigo de Edward M. Corrado: The importance of open software, open access and open standards for libraries, os três pés báscios para compreender o porquê da aposta pelo SL.

Proximamente a Junta da Galiza (Xunta de Galicia) vai publicar as actas das I Jornadas de SL para unidades e serviços de informação (1º. 2007. Santiago de Compostela) organizado dentro das Jornadas de Fesabid 2007.

Não há que esquecer uma obra fundamental editada em Espanha por umas das pessoas que mais está a investigar sobre SL para serviços de informação, Javier Tramullas: Tramullas, J. y Garrido, P. (coords.), Software libre para servicios de información digital. Madrid: Pearson Prentice Hall, 2006

Também quero fazer referência à obra já citada noutro artigo deste blog, a tese de Linda M. Riewe por ser o mais recente que eu conheço publicado sobre o SL nas bibliotecas.

Um resumo de outras obras pode encontrar no artigo de Susana Martins e Lino Oliveira publicado no blog da delegação Norte da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD): Software open source – o copo meio cheio ou meio vazio?

Uma resposta para “Por quê necessitam software livre as bibliotecas?”

  1. […] das que ainda está pendente a publicação das actas e das que já se deu conta no post Por quê necessitam software livre as bibliotecas?. Devagar começam a realizar-se movimentos noutros lugares da Europa para abrir o caminho do SL nos […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: