Baixamar

Software livre e bibliotecas

Sistemas Integrados de Bibliotecas de Software Aberto

Posted by João Manuel Peres Lijó em Domingo, 1 Fevereiro, 2009

Voltamos a falar de Marshall Breeding, Director de Inovação da Biblioteca Jean and Alexander Heard da Universidade de Vanderbilt. Colaborador habitual da ALA Techsource e autor de vários dos seus relatórios: Library Technology Reports.

A sua última colaboração leva por título Open Source Integrated Library Systems (n. 8, vol. 44, nov.-dez. 2008), no que elabora um repasso do interesse crescente nestes últimos anos no uso de ILS abertos nas bibliotecas. No resumo do relatório indica que nos últimos anos o software aberto é visto como uma alternativa que ganha em popularidade. O Open Source software entrou na indústria da automatização bibliotecária, introduzindo um novo conjunto de sistemas bibliotecários integrados, sustentados por empresas que oferecem um modelo de negócio baseado nos serviços e no suporte e não no cobro de licenças.

O relatório proporciona informação básica para bibliotecas que necessitam considerar diferentes opções de ILS. Opina que hoje em dia os produtos de Open Source são suficientemente maduros. Em caso de ter que instalar um destes sistemas assinala que é preciso consultar as duas opções: software proprietário e aberto. Qualquer processo de avaliação de software não estaria completo se não contemplar as opções abertas.

Como conclusões afirma que o novo desenvolvimento do software aberto para ILS mostra um grupo de produtos que oferecem funcionalidades respeitáveis para bibliotecas. Ficaram atrás os dias pioneiros do software aberto para a automatização e agora apresentam recursos tecnológicos avançados.

Os ILS emergentes, e as companhias que os apoiam, modificaram as dinâmicas da indústria de automatização bibliotecária. Espera-se um incremento do número de bibliotecas que mudem a modelos de software aberto com suporte técnico. Muitas destas empresas têm criado produtos de alta qualidade com suporte avançado, e contam com a lealdade dos bibliotecários que apostam por estes sistemas.

O mundo dos ILS está em desenvolvimento constante. É possível que novos produtos e empresas apareçam no mercado. Os produtos atuais evoluirão. Os produtos e companhias que oferecem ILS proprietários deverão responder aos câmbios oferecidos pelo movimento de software aberto. Ao mesmo tempo, o conceito básico de ILS está mudando, o que prevê novas competições entre software aberto e proprietário.

2 Respostas to “Sistemas Integrados de Bibliotecas de Software Aberto”

  1. Excelentes recomendaciones. De hecho ya pude descargar tres artículos del número que trata sobre Open Socurce. Un saludo y felicidades por tu blog. Está muy interesante.

  2. Muchas gracias por tu opinión. Intentaré seguir publicando artículos de interés. Un saludo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: