Baixamar

Software livre e bibliotecas

Computadores com open software nas bibliotecas

Posted by João Manuel Peres Lijó em Quarta-feira, 20 Maio, 2009

A última publicação dos Library Technology Reports da ALATechsource correspondente ao mês de abril trata a tema da instalação e uso de compuatdores com software aberto nas bibliotecas.

O autor do estudo é John Houser consultor em tecnologia e responsável na implementaãao de novas ferramentas tecnológicas, métodos e recursos em áreas como o open software, digitalização e desenvolvimento de bibliotecas digitais, repositórios institucionais… trabalhou em diferentes entidades públicas e privadas como PALINET, VTLS, Bibliotecas de Detroi e da UCLA…

Introdução ao documento: em um tempo em que a crise económica e as preocupações sobre as alterações climáticas estão a influenciar decisões, muitas bibliotecas estão  procurando maneiras de economizar dinheiro e reduzir o seu impacto sobre o ambiente. Este relatório fornece detalhadas informações sobre os sistemas operacionais, software e abordagens realizadas por três bibliotecas e uma instituição acadêmica que tenhem implementado open source para os computadores públicos. Explica como os sistemas operacionais o o software de código aberto, instalado no hardware adequado, pode diminuir os custes e, simultaneamente, proporcionar uma utilização fiável e satisfazendo os usuário. Contribue a ajudar os políticos a tomar decisões sobre as alternativas aos computadores com Microsoft Windows e Microsoft Office, nao apenas como um médio para reduzir os custos ou minimizar a pegada de carbono, mas também como um médio de proporcionar uma melhor experiência aos usuários das bibliotecas.

Para a consulta do texto completo pode ser adquirida desdo o próprio site ao preço de 43 dólares ou acessível a texto completo desde EBSCO para quem for suscritor.

librarytech

Uma resposta para “Computadores com open software nas bibliotecas”

  1. Juan Manuel Zurita Sánchez said

    Excelente noticia. Me parece que es importante difundir al extremo este tipo de publicaciones así como las experiencias de utilizar Software Libre u Open Source en bibliotecas. Saludos y gracias por la referencia.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: