Baixamar

Software livre e bibliotecas

Mudança nas políticas open source para bibliotecas

Posted by João Manuel Peres Lijó em Segunda-feira, 19 Outubro, 2009

Durante o mês de setembro falou-se muito na imprensa especializada da decisão da companhia Liblime de realizar uma versão denominada Liblime Enterprise Koha (LLEK) desenvolta por eles mesmos e sem oferecer as modificações à comunidade.

Esta decisão foi questionada em profundidade por pessoas independentes e outras empresas que trabalham no desenvolvimento do Koha.

A decisão da Liblime é similar ao acontecido com outros  aplicativos e sistemas operacionais no que a empresa desenvolve por um lado o seu próprio projecto dirigido ao setor empresarial com software enriquecido e novas utilidades e ferramentas, procurando um maior benefício económico, e por outro mantém uma versão “menos evoluída” em mãos da comunidade. Exemplos como os de Fedora da RedHat, OpenSuse da Novell ou Zimbra de Yahoo, são alguns exemplos de decisões similares.

A fratura entre a LibLime e outras empresas que colaboram com o desenvolvimento do Koha está servida. Companhias e particulares propõem manter o desenvolvimento  criando uma fundação para que o aplicativo fique em mãos da comunidade como se realizou para outros projectos como Mozilla ou o OpenOffice.

De qualquer maneira vai ser um tempo de mudanças nos que a comunidade terá que reagir e contribuir a dirigir o desenvolvimento deste aplicativo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: