Software Libre vs. Propietario: una evaluación de sitemas Janium vs. Koha
Posted by João Manuel Peres Lijó em Quarta-feira, 3 Novembro, 2010
Uma nova tese de licenciatura apresenta a validez dos aplicativos de software livre para o gerenciamento de fundos bibliográficos.
Guadalupe González Herrera da Escuela Nacional de Biblioteconomía y Archivonomía de México, apresenta o trabalho: Software Libre vs. Propietario: una evaluación de sitemas Janium vs. Koha
… el software libre, su implementación es más barata por los requerimientos tecnológicos mínimos que necesita; en cuanto al costo es muy bajo y ofrece un conjunto de recursos muy amplios. El software libre garantiza una independencia con respeto al proveedor gracias a la disponibilidad del código fuente, lo que permite modificar y realizar las adecuaciones necesarias al sistema para cubrir las necesidades tanto de la biblioteca como del usuario.
Por estas y más características el software libre o de código abierto puede resultar ser una herramienta eficiente, que permita resolver problemas de automatización en unidades con problemas de presupuesto, amen de otras muchas ventajas dado que el acceso a la misma es libre.
Conclusões:
- O mais importante do Software livre é que oferece o código fonte. É aí onde radica a sua importância na liberdade (gerenciar, copiar, distribuir, cambiar e melhorar o software) ye não na gratuidade.
- Koha é uma boa opção em sistemas de livre distribuição para bibliotecas, para aquelas unidades de informação com pouco dinheiro e que demanda a implementação de um aplicativo de gerenciamento de bibliotecas.
- Koha é muito competitivo comparado com o Janium, por este motivo não vê a necessidade de investir em um aplicativo comercial como o Janium, contando com a vantagem de poder modificar o sistema sem ter que esperar a que o desenvolvedor no faça.
Duas críticas ao estudo: não se especifica que versões do software foram utilizadas e, o custe não é o mais importante. Não é certo que Koha seja barato: não tem custes de licença mas tem custes de desenvolvemento e/ou implantação que haverá que conhecer em caso de implementar este aplicativo.
Mas, por outro lado, todos os trabalhos realizados até o momento demonstram as possibilidades dos aplicativos de gestão bibliotecaria baseados em software livre e/ou aberto.
Deixe uma Resposta