Baixamar

Software livre e bibliotecas

OPAC Social

Posted by João Manuel Peres Lijó em Segunda-feira, 8 Novembro, 2010

No V Congreso Nacional de Bibliotecas Públicas, Gijón, España, 3-5 de Novembro de 2010,  foi apresentada a comunicação Koha, metabuscadores y herramientas colaborativas de edición de contenidos sobre o Opac social, ou Opac 2.0, realizado com Koha na Rede de Bibliotecas de Galiza (versão em prova ainda não implementada na sua totalidade nas bibliotecas da rede).

O vídeo, Los usuarios y el Opac social, realizado para o congresso foi gravado com a participação dos usuários da Biblioteca Municipal de Ames e monstra a interação destes com os novos recursos implementados no Opac. Por outro lado, o Opac foi enriquecido com novas ferramentas sociais que permitem a integração participativa de recursos, fomentando a relação dos usuários com o seu entorno,   permite engadir recursos próprios, locais e comunitários, que serão oferecidos pelo Opac em igualdade de condições que os demais recursos da biblioteca.

Uma olhada ao vídeo permite observar as possibilidades do Opac social:

O vídeo e a comunicação foram realizados pelas empresas Xercode e Fervenzas, Xestión Cultural, e por pessoal da Rede de Biblioteca de Galiza e de Bugalicia, Consórcio de Bibliotecas Universitárias de Galiza.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: