Baixamar

Software livre e bibliotecas

Biblioteconomia Progressista

Posted by João Manuel Peres Lijó em Quinta-feira, 22 Maio, 2008

Colo aqui o interessante artigo, e os recursos que contém, publicado na web da Biblioteca Municipal Simões de Almeida (Figueiró dos Vinhos, Portugal) sobre a corrente Bibliotecária Progressista.

A biblioteconomia progressista é uma corrente que, apesar de nos Estados Unidos remontar aos anos 30 do s. XX, tem ganho nos últimos anos adeptos um pouco por todo o mundo, desde a Europa passando pela América Latina.

Uma das principais preocupações destes bibliotecários está relacionada com a defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos, mas também com a censura, a preservação das bibliotecas públicas como espaços de liberdade abertos a todos e com a disponibilização e o acesso livre, universal e gratuito à informação. Veja-se a recente declaração da American Library Association que reconhece a responsabilidade social como um dos valores fundamentais da profissão de bibliotecário.

Para estes bibliotecários a neutralidade e a imparcialidade que aparecem frequentemente como valores fundamentais da profissão são uma forma de não questionar a realidade, de neutralizar os profissionais e de os impedir de intervir socialmente na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e democrática. Vejam-se os dez princípios da Conferência Viena de 2000 de bibliotecários progressistas.

O que irá encontrar de seguida é uma lista de recursos electrónicos destinada em primeiro lugar aos profissionais da informação, mas que poderá ajudar o público em geral a compreender porque razão as bibliotecas em Portugal (e não só) interessam tão pouco a alguns sectores da sociedade e são tantas vezes cemitérios de livros ou meras salas de estudo.

A listagem foi actualizada eliminado aqueles endereços erróneos ou não existentes e aqueles sites que não tinham a ver directamente com a biblioteconomia e/ou documentação. Foi acrescentado também o recurso do Grupo de discussão do Yahoo: Bibliotecarios progresistas.

AKRIBIE
ANARCHIST LIBRARIANS WEB
BIBLIOTECALTERNATIVA
BIBLIOTECARIOS PROGRESISTAS
BIS
BITACORA DE UN BIBLIOTECARIO
BOOK AID INTERNATIONAL
COUNTERPOISE
FORO SOCIAL DE INFORMACIÓN, DOCUMENTACIÓN Y BIBLIOTECAS
GESBI
GLBTRT OF DE AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION
INFORMATION FOR SOCIAL CHANGE
LIBR.ORG
LIBRARIAN ACTIVIST
LIBRARIANS FOR PEACE
LIBRARIANS WITHOUT BORDERS
LIBRARY JUICE
POLÍTICA Y BIBLIOTECA
PROGRESSIVE LIBRARIANS GUILD
RADICAL REFERENCE
SOCIAL RESPONSIBILITIES DISCUSSION GROUP
SOCIAL RESPONSIBILITIES ROUND TABLE
THE LIBRARY TAKES UP THE CASE

Pode-se ver também o recente livro publicado em espanha: De volcanes llena: biblioteca y compromiso social. Javier Gimeno Perelló, Pedro López López, María Jesús Morillo Calero (coords.); Gijón : Trea, 2007. 491 pp. ISBN: 978-84-9704-317-5

Blogged with the Flock Browser

Uma resposta to “Biblioteconomia Progressista”

  1. […] Sexta-feira, 1 Agosto, 2008 Continuando com os artigos sobre biblioteconomia progressista que foi publicado neste mesmo blogue engado esta informação correspondente ao último número, o 166, da da Revista […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: